A Associação

Quem Somos

A Associação angolana de Químicos, abreviadamente AAQ, é uma entidade colectiva de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma organização não Governamental de carácter sócio profissional, técnico científica dotada de personalidade jurídica, administrativa, financeira e patrimonial, constituída por tempo indeterminado e que congrega  todos os profissionais na área da química e aqueles que exercem actividades afins a química.
Pretende ser um parceiro do governo na regulação do exercício da profissão e no uso adequado do  conhecimento e dos produtos químicos em benefício da Nação.

Missão

Promover e Cultivar o Ensino, a Investigação e a Aplicação da Química e das Ciências estreitamente relacionadas com a Asscociação, contribuíndo para o crescimento económico  e o desenvolvimento sustentável do País.

Visão 

Ser uma instituicão de referência no tratamento e na busca de soluções para os problemas relacionados com as ciências químicas a nível nacional e internacional.

 Valores

  1. Respeito e a defesa da integridade humana acima de tudo no processo de interação soció-ambiental;
  2. Respeito e preservação do meio ambiente garantindo a sua sustentabilidade;
  3. Respeito das ideias alheias;
  4. Não exclusão de qualquer índole;
  5. Honestidade;
  6. Espírito cooperativo e corporativo;
  7. Nutrir-se das conquistas científicas e outros contributos válidos;
  8. Crítica construtiva;

História da AAQ

A AAQ, Associação Angolana de Químicos, é até este momento a única organização  de carácter profissional que congrega  todos os químicos residentes ou que exercem a sua actividade em Angola, nacionais e estrangeiros.
Foi fundada a 25 de Maio de 2006, dia em que os seus associados reunidos em assembleia numa das salas da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, aprovaram os seus estatutos e elegeram aqueles que seriam os primeiros órgãos colegiais da associação, cuja vontade de todos os químicos resumiu-se na seguinte declaração:
Nós, os químicos de Angola, cientes das nossas responsabilidades para com a Nação, reunidos em Assembleia Constituinte no dia 25 de Maio de 2006, na Faculdade de Ciências da UAN, proclamamos a constituição sa AAQ, Associação angolana de Químicos, como Organismo não Governamental de carácter profissinal

A 23 de Junho de  2006 realizou-se a cerimónia de empossamento dos órgãos directivos da AAQ, iniciando assim a sua actividade para o primeiro mandato, cujos objectivos principais eram a divulgação, afirmação e o reconhecimento legal da Associação perante a justiça e outros organismos e associados. 

Os nossos objetivos e metas

São objectivos da AAQ:

  • Promover e cultivar o ensino, a investigação e a aplicação da química e das Ciências estreitamente relacionadas com ela.
  • Contribuir para assegurar a plena realização dos objectivos que a química deve desempenhar na sociedade angolana e preservar o seu prestigio como ciência no ensino, investigação, na industria e noutras áreas de aplicação das ciências químicas.
  • Promover e apoiar iniciativas de investigação e desenvolvimento e ainda contribuir para a divulgação da informação de carácter técnico, profissional e cientifica entre os químicos, através de conferencias, congressos, acções de formação e encontros que possibilitem a valorização permanente dos mesmos,
  • Propiciar o intercâmbio entre os químicos angolanos e outras organizações ou instituições do ramo das ciências químicas tanto no país como no estrangeiro
  • Cooperar com os estabelecimentos de ensino e investigação bem como com a indústria e a sociedade em geral na analise dos problemas relacionados com a química e na busca de soluções que permitam superá-los